Oprah Books Banner

A dupla Craca e Dani Nega apresentam "O Desmanche"



Craca e Dani Nega apresentam "O Desmanche"
O segundo disco da dupla chega mais dançante e poético, com participações de Juçara Marçal, Luedji Luna, Roberta Estrela D'Alva, Sandra-X, Graça Cunha, Nanny Soul e Clarianas


Em tempos de tantas turbulências sociais e políticas, a música pode funcionar como um condutor de ideias e sentimentos, tanto quanto acolhe e reconforta. Assim é O Desmanche, o novo e segundo disco de Craca e Dani Nega. Há nele sim um chamado ao levante, mas há também a convocação para o impulso de dançar e extravasar, o prazer como forma de resistência.

O Desmanche traz 9 músicas, sete delas inéditas, composições conjuntas de Craca e Dani Nega, encarregada pelas letras da dupla. O discurso continua atual e afiado, todavia mais poético, como também a construção e a fusão de linguagens sonoras, vindas da música brasileira, africana, latina, do eletrônico e de ritmos radicados por aqui como o hip hop, funk e o rap.

Diferente do Dispositivo Tralha, o segundo disco não possui faixas instrumentais, todas são canções e nesse sentido há outra mudança, a voz de Dani agora não se restringe ao "spoken word", mas mostra-se mais melódica, em diálogo com as participações. O novo álbum chega dois anos após o lançamento do trabalho que iniciou a parceria da dupla e que lhes rendeu a premiação no 28º Prêmio da Música Brasileira.

A arte que ilustra a capa foi criada pela artista visual Vânia Medeiros e nela já consta o viés político que, somado ao título, nos contextualizam precisamente aos dias de hoje. "O Desmanche é uma referência direta ao momento político em que nos encontramos", afirma Craca. Responsável também por toda produção musical e arranjos do álbum, o músico complementa, "Nele há faixas bem dançantes e que abrem espaço também para outras escutas. É um disco pra sentar e ouvir ou para ouvir de fone pela cidade".

Em O Desmanche há músicas que falam de resistência e da violência vivida pelo negro no Brasil, versam sobre sentimentos que pertencem especialmente ao povo negro. "Quando Voltarão?" é uma delas, a música cita militantes vítimas da violência no país. As faixas dançantes não deixam de ser ainda reflexivas, abordam temas sociais do mesmo modo que falam de afeto. "Na Faca, na Fúria, no Grito ou no Dente" narra por uma perspectiva feminista o amor entre mulheres, com um ritmo até então pouco explorado pela dupla: o funk carioca.

As participações especiais foram todas intencionalmente femininas. "As cantoras convidadas tem um trabalho consistente na cena musical, politicamente e esteticamente. O interessante é que cada uma delas trouxe um universo sonoro diferente, cantando no disco a sonoridade que as representam", conta Dani.

"Boi Navegador" abre o álbum com o coro das Clarianas, trazendo a música popular tradicional brasileira. "Não Pise na Bola", já conhecida nos shows, ganha registro em formato renovado e participação da MC e apresentadora, Roberta Estrela D'alva, parceira de longa data de Dani Nega. As cantoras Juçara Marçal e Sandra-X reencontram-se na faixa "Saravá Xangô", depois de tempos seguindo carreiras solo, com a propriedade e intimidade com que atuaram à frente do grupo A Barca por tantos anos. "Peito Meu" com participação de Luedji Luna e poesia forte, fala de liberdade e outros sentimentos universais. Graça Cunha e Nanny Soul participam juntas em "Casa de James", no ritmo dançante do funk e soul.

A estética de ferro velho e da sucata oxidada ainda estão presentes, afinal são em desmanches que a dupla adquire peças com as quais construíram seu novo tanque de guerra poético. 
Dia 19 de junho, Craca e Dani Nega apresentam O Desmanche, novo álbum da dupla. 
O show é gratuito, no Mundo Pensante. 



SERVIÇO
 
Craca e Dani Nega - O Desmanche
Data: 19/06/2018, 
Terça-feira, às 23h
Discotecagem DJ Donna
Local: Mundo Pensante (Terça Open)
Endereço: Rua Treze de Maio, 830 - Bela Vista - São Paulo - SP
Telefone: 11 5082 2657
Duração: 75 minutos
Não é permitida a entrada de menores de 18 anos (é necessário apresentar RG na porta).
Capacidade: 150 pessoas 
Não tem estacionamento.
Ingressos: entrada gratuita até as 00h. R$15,00 _ após as 00h   
A casa aceita dinheiro e cartões de débito Visa e Master  






Peito Meu, lyric video > Play https://youtu.be/iDCBDqQhkEU


O Desmanche - Ficha Técnica 
Disco de Craca e Dani Nega
Faixas: 9
Gênero: música brasileira, rap, hip-hop, funk, eletrônico
Ano de lançamento: 2018
Todas as músicas são composições de Craca e Dani Nega.
Vocais e letras: Dani Nega
Beats, baixos, samplers, arpeggiators, guitarra, cordas, sintetizadores: Craca
Participações especiais, vozes de: Juçara Marçal, Luedji Luna, Roberta Estrela D'Alva, Sandra-X, Graça Cunha, Nanny Soul, Naruna Costa, Martinha Soares e Naloana Lima (Clarianas).
Congas: Gisah Silva
Flauta e trombone: Gil Duarte
Samples adicionais: Jovem Palerosi e Sandra-X
Textos adicionais: Dinho Nascimento, Roberta Estrela D`Alva, Naruna Costa, Jé Oliveira, Pieta Poeta, Nei Pretto, Pedro Billó, Waldir da Fonseca.
Melodias adicionais: Naruna Costa e Luedji Luna
Ilustração de capa: Vânia Medeiros
Produção musical, arranjos, gravações e mixagem: Craca
Masterização: André Magalhães
Gravadora: independente
Distribuição: Tratore
Sugestão de Preço: por faixa $0,99 (iTunes), por faixa R$ 1,99 (Google Play). 

Lançamento apenas no formato digital, disponível nas principais plataformas para download ou streaming: iTunes, Google Play, Spotify, Deezer, Apple Music etc.

O Desmanche, faixa a faixa
1 - Boi Navegador  (participação vozes: Clarianas)
2 - Na Faca, na Fúria, no Grito ou no Dente
3 - Peito Meu  (participação voz: Luedji Luna)
4 - Não Pise na Bola  (participação voz: Roberta Estrela D'alva)
5 - Quando Voltarão?
6 - Saravá Xangô  (participação vozes: Juçara Marçal e Sandra X)
7 - Craculejo
8 - O Desmanche 
9 - Casa de James  (participação vozes: Graça Cunha e Nanny Soul)


Assessoria de Imprensa - Craca e Dani Nega:
Captura de Tela 2015-08-19 às 16.47.09.png
CAIS - Comunicação e Cultura |  11 4485 0663
Tatiana Pugliesi | 11 98864 8874 (claro/whatsapp) | tatiana@cais.art.br
Loida Manzo | 11 98228-0603 (tim/whatsapp) | loida@cais.art.br
Cais nas redes Facebook, Twitter e Instagram: @caiscultura


Acesse, curta, siga:

Foto de Cacá Bernardes

+ sobre Craca e Dani Nega

A dupla propõe a fusão de ritmos diversos, como o rap e hip hop com o eletrônico multicultural, entre outras experimentações sonoras e visuais. A música vem acompanhada pelo suporte de imagens, que completam a narrativa de reflexões e provocações. Nos versos da MC Dani Nega musicados por Craca, a poesia dá voz ao discurso de tantos brasileiros, como trabalhadores, estudantes, professores, LGBT's, homens e mulheres negras. 



Craca é o pseudônimo de Felipe Julián, músico, produtor musical e artista visual, que adapta e substitui instrumentos convencionais por criações suas de dispositivos eletrônicos, além de atuar nas artes visuais trazendo ao projeto o video mapping. Dani Nega é atriz, rapper e feminista, faz uso da palavra como motriz para expressão, com voz suave e precisa, o microfone é o seu lugar para questionamentos. Injustiças sociais, racismo, feminismo e outros temas estão na pauta.

O início da parceria aconteceu exatamente com o lançamento do primeiro disco "Craca, Dani Nega e o Dispositivo Tralha" (2016), premiado no 28º Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de Música Eletrônica. Dele, foi lançado o primeiro videoclipe, com a música “Papo Reto”, que destaca o protagonismo e a união das mulheres. Dirigido por Day Rodrigues, tem participações de diversas artistas e ativistas negras feministas. PLAY >  https://youtu.be/jRR4BAQFTXk

Com o show do primeiro disco, Craca e Dani passaram pelo Festival Rec-Beat (Recife), Vento Festival (São Sebastião), MoLa no Circo Voador (RJ), Festival de Inverno de Paranapiacaba (SP), Festival Latinidades (Brasília), Festival Mundo Pensante (SP), Festival BR 135 (São Luís/MA), Festival Caosarte (SP), Festival Super Nova (SP), Festival Admirável Música Nova (SP, BH e RJ), entre outros.

No palco fazem uma performance energética e contagiante. Acompanhados pela banda, entra em cena o sistema de video mapping desenvolvido por Craca, com imagens sincronizadas ao repertório musical. Este ano, estão indicados ao Prêmio Profissionais da Música 2018.  





Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.