Oprah Books Banner

Vida e obra de "Bob Da Rage Sense"



Robert Montargil da Silva Sebastião (6 de Novembro de 1982) conhecido artisticamente como Bob Da Rage Sense, é um músico Angolano nascido em Luanda mas encontra-se a viver em Portugal. Sendo seu pai um grande admirador do lendário Robert Nesta Marley (Bob Marley) e os The Wailers, o seu contacto com a música foi directo e natural. Juntamente com Rage Against da Machine e Common Sense, originou-se assim o nome do músico sendo os mesmos as suas maiores influências e inspirações.


Bob Da Rage Sense na Big Bit Studios

Em 1994 Bob integra-se na cultura hip-hop somente como ouvinte de grupos como Public Enemy, Beastie Boys, Boogie Down productions, Nas, Pete Rock and CL Smooth, Gangstarr, Tribe Called Quest, Nas, Common Sense entre outros. Já nos finais da década de 90, ao lado de Raf Tag seu primo, os dois tornaram-se MCs de renome do movimento hip-hop em Luanda na altura em que se inciaram as primeiras batalhas entre Mcs. Entretanto DJ Samurai cria a famosa label independente Madtapes e convida assim Bob da Rage Sense a gravar o seu primeiro álbum/Ep em 2002 intitulado de Underground Konsciente. Um ano depois pela mesma label, Bob e Laton (Kalibrados) dão início a gravação do segundo trabalho do artista Bobinagem.



Em principios do ano de 2003 prestes a terminar o seu segundo trabalho, Bob imigra para Portugal e conhece o produtor e MC Sam The Kid que logo disponibilizou um dos beats que dá título ao álbum Bobinagem. Bobinagem foi considerado pela revista Hip Hop Nation o melhor álbum independente de 2004 em Portugal e foi o álbum mais votado na revista “skillz” no mesmo ano. Como consequência, no ano de 2005 Bob Da Rage Sense já com alguma notoriedade no movimento HipHop Português assina o contrato de dois álbuns pela mais mediática label independente de HipHop em Portugal, Footmovin´Records do lendário Dj Bomberjack onde editou o controverso M.P.L.A.(Menos Pão, Luz e Água) e Diários de Marcos Robert. 



Álbuns estes que acabaram também por ser distribuidos posteriormente em Angola. Bob consolida assim o seu estatuto de músico como um lírico nato, poeta eclético, Mc de intervenção política, espiritualista, activista dos direitos civis e é também uma das maiores referências no cenário HipHop feito em Portugal e na Lusofonia.
De momento o músico encontra-se a gravar o seu quinto álbum de originais intitulado Ordem Depois Do Caos com data prevista de lançamento ainda em 2013.
Fonte: Wikipedia

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.