Oprah Books Banner

Vida e obra de ''Rakim''


Informação geral
Nome de nascimento William Michael Griffin Jr.
Também conhecida como Rakim Allah
Nascido 28 Janeiro 1968 (45 anos)
Wyandanch , Long Island , Nova York , Estados Unidos
Origem New York, New York, Estados Unidos
Gêneros: Hip hop
Ocupações: Rapper
Período em atividade: 1985-presente
Etiquetas Ra Records, 4th & B'way , Ilha , MCA , Aftermath
Atos associados Eric B. , Marley Marl , Professor Grande , Kool G. Rap , DJ Premier , Pete Rock , Big Daddy Kane , KRS-ONE

William Michael Griffin Jr. (nascido em 28 janeiro de 1968), mais conhecido pelo seu nome artístico Rakim, é um americano rapper . Uma metade de idade de ouro do hip hop duo Eric B. & Rakim , ele é amplamente considerado como um dos mais influentes e mais qualificados MCs de todos os tempos.
Eric B. & álbum clássico de Rakim Paid in Full foi nomeado o melhor do hip hop álbum de todos os tempos pela MTV em 2006,  enquanto o próprio Rakim ficou em 4 º lugar na lista dos maiores MCs de Todos os Tempos da MTV. Steve Huey de Allmusic afirma que "Rakim é quase universalmente reconhecido como um dos maiores MCs - talvez o maior -. de todos os tempos dentro da comunidade hip-hop"  Os editores do About.com classificou-o # 1 sua lista dos 50 melhores MCs do Nosso Tempo (1987-2007). Rakim começou sua carreira como o mestre de cerimônias do duo de rap Eric B. & Rakim , que em 2011 foram nomeados para a indução no Rock and Roll Hall of Fame . Em 2012, The Source classificou-o # 1 em sua lista dos 50 melhores letristas de todos os tempos.


Início da vida 

Rakim é sobrinho do American R & B cantora e atriz Ruth Brown . Ele cresceu em Wyandanch, New York , e se envolveu na cena hip hop de Nova York aos 18 anos. Eric B. trouxe para Marley Marl house 's para gravar " Eric B. é o presidente . " Na época Griffin estava fresco fora da escola e em seu caminho para a faculdade, mas ele decidiu renunciar ensino superior e escolheu para gravar com Eric B.
Griffin então conhecido como Kid Wizard foi inicialmente introduzido no Nação do Islã em 1986, e mais tarde se juntou The Nation dos Deuses e Terras (também conhecido como o 5 por cento Nation), e tomou o nome Rakim Allah.
Carreira
Eric B. & Rakim
1986-1987: Iniciação e estréia clássico
Mais informações: Paid in Full (álbum)
Depois Rakim respondeu a pesquisa 's Eric B. para "top MC New York",  amigo de Rakim e companheiro de quarto Marley Marl lhe permitiu usar seu estúdio caseiro. A primeira faixa que gravou, " Eric B. é o presidente ", foi lançada como single nos Zakia Registros independentes em 1986. Após a Def Jam Recordings fundador Russell Simmons ouviu o single, a dupla assinou contrato com a Island Records e começou a gravar o álbum em Manhattan Power 's Jogar Studios no início de 1987.
Em 7 de julho de 1987, o duo lançou seu primeiro álbum, Paid in Full , na Ilha -subsidiária etiqueta 4 & B'way registros . O álbum alcançou a posição número cinqüenta e oito na Billboard 200 chart e produziu cinco singles: " Eric B. é o presidente "," I Aint No Joke "," I Know You Got Soul "," Move the Crowd ", e " Paid in Full ".
1988-1989: Pico Sophomore
Mais informações: Follow the Leader (Eric B. & Rakim album)
Follow the Leader é o segundo álbum de estúdio pela American hip hop duo Eric B. & Rakim , lançado 25 de julho, 1988 em MCA -subsidiária rótulo Uni registros . É o follow-up para seu álbum de estréia Paid in Full (1987). O álbum foi gravado em Power Play Studios em Nova York e produzido, arranjado, e composta pelo duo, com contribuições adicionais de Rakim irmão Stevie Blass Griffin.
Enquanto seus singles atingiram um sucesso moderado, o álbum tiveram melhor desempenho em paradas musicais do que Eric B. & Rakim álbum de estréia de e alcançou o número 22 no EUA, o Billboard Pop Albums chart. Ele foi certificado ouro pela Recording Industry Association of America para embarques superiores a 500 mil cópias nos Estados Unidos. Lançado durante a "idade de ouro" do hip hop , Follow the Leader foi bem recebido pela crítica e desde então tem sido reconhecido por escritores de música como um dos álbuns de hip hop mais inovadores e influentes de todos os tempos. Autor norte-americano William Jelani Cobb escreveu sobre a importância do álbum, "Na esteira do Paid in Full, Eric B. & Rakim fez um clipe cheio de álbum intitulado Follow the Leader, em 1988. Dispondo de um amplo espectro de sons do que as amostras de James Brown que tinha definido o lançamento inicial, Follow the Leader viu Rakim no seu mais feroz liricamente, a emissão hábil e ameaças def em faixas como "Microphone Fiend", "Lyrics of Fury", ea quase criminoso 'Não Concorrência. O lançamento marcou o ponto alto da colaboração entre os dois e prefaciou o longo declínio que enfrentaram na década de 1990 ".
1990-1994: Álbuns finais e dissolução
Deixe o Rhythm Hit 'Em é o terceiro álbum do pioneiro do hip-hop duo Eric B. & Rakim , lançado em 1990. O som do grupo desenvolve ainda mais, com Rakim adotando um tom mais profundo, mais agressivo de voz, eo assunto mais maduro e sério. Musicalmente, as faixas de produção de faixas soulful mais suaves, como "In the Ghetto" para o assalto hard-edge da faixa-título "Let the Rhythm Hit 'Em." Apesar do fato de que ele não se vangloria de singles tão popular como álbuns anteriores da dupla (" Paid in Full "e" Follow the Leader ") é considerado por muitos como o álbum mais coerente do duo. O álbum é um dos poucos que receberam um "cinco mic" classificação quando foi revisto em The Source . Em 1998, o álbum foi escolhida como uma das fontes 's 100 melhores álbuns de rap. A tampa traseira tem uma dedicação à memória do pai de William Rakim e produtor Paul C. ,  que havia trabalhado em muitas das faixas do álbum antes de seu assassinato, em julho de 1989. Seu protegido Professor Grande completou o seu trabalho. Nem receber o crédito em notas do álbum.
Não se preocupe com a técnica foi Eric B. e quarto e último álbum de Rakim, lançado em 1992. A faixa-título foi um sucesso de rádio menor. "Casualties of War" também foi lançada como single e contém algumas das letras mais políticas do Rakim. " Conhecer a Ledge "apareceu pela primeira vez no filme Juice , sob o título "Juice (Conheça a Ledge)". No entanto, Eric B. recusou a assinar contrato de liberação da gravadora, com medo de que Rakim iria abandoná-lo. Isto levou a uma batalha judicial longa e confusa envolvendo os dois músicos e sua etiqueta ex- MCA Records . A disputa legal levou à dissolução duo completamente.
1995-1999: Going solo

Rakim realizar em 1998

De 1995 a 1996, Rakim gravou vários demos / músicas por si mesmo, então ele finalmente voltou a gravar em 1997, com a Carta 18 , que inclui colaborações com DJ Premier e Pete Rock , que foi lançado em duas versões, uma das quais incluía um Eric B. & Rakim greatest hits disco intitulado O Livro da Vida . A recepção crítica do álbum foi positivo, e foi certificado ouro .
Em 1999, lançou Rakim The Master , que recebeu críticas muito boas também.
2000-07: Aftermath Entertainment ea partida
Rakim assinou com a Dr. Dre 's entretenimento Aftermath gravadora em 2000,  para o trabalho em um álbum intitulado provisoriamente Oh, meu Deus. O álbum sofreu inúmeras mudanças na direção artística e pessoal e foi adiado várias vezes. Enquanto trabalhava no álbum, Rakim fez aparições em diversos projetos consequências, incluindo o hit single " viciante "por Truth Hurts , o Dr. Dre -produziu "The Watcher Parte 2", de Jay-Z e Eminem 's 8 Mile trilha sonora.
No entanto, Rakim deixou a gravadora em 2003 e Oh, meu Deus era indefinidamente arquivado.  Depois de Rakim eventualmente deixou Aftermath entretenimento , ele afirmou que o motivo pelo qual ele partiu o rótulo foi por causa de diferenças criativas com o Dr. Dre . Rakim usou um exemplo metafórico que Dr. Dre queria Rakim para escrever sobre a morte de alguém, enquanto Rakim queria escrever sobre a ressurreição de alguém.  Rakim assinou com a DreamWorks Registros pouco depois, mas a gravadora fechou logo depois disso.
2006-presente: espectáculos ocasionais e O Sétimo Selo

Rakim no rock dos Sinos , em 2008

Rakim retirou-se para sua propriedade Connecticut para trabalhar calmamente na música. Não tendo lançado um álbum desde 1999, ele evitou turnê em favor de shows raros.  Rakim foi capaz de reter as faixas que ele tinha feito com Dr. Dre, em 2006, anunciou que iria lançar um novo estúdio álbum, The Seventh Seal . O álbum foi adiado para 2009, em vez disso, seguiu-se com um álbum ao vivo, The Archive: Live, Lost & Found ., em 2008 Em entrevista à Billboard , em 2007, quando perguntou sobre a história por trás de título O Sétimo Selo 's, Rakim disse:
O número 7 tem um monte de significado. A sétima letra do [ Supremo ] alfabeto é G, que significa Deus. Há sete continentes, sete mares. As ofertas Sétimo Selo com isso e também algumas revelações na Bíblia. Alguns chamam-lhe o fim do mundo, mas para mim é o fim do velho eo começo do novo. Ao me nomear meu álbum que eu estou usando-o metaforicamente no hip hop. Estou esperando para matar o antigo estado de hip hop e começar com o novo.
Em outra entrevista com a Billboard , em 2009, ele declarou:
Os selos são da Bíblia-Revelations ea vinda do Apocalipse. Mas o Islã, o Judaísmo, o Cristianismo, todos têm uma versão dos mesmos acontecimentos. O Leão de Judá quebra os sete selos, um por um, cada um transmitindo conhecimento e infligindo catástrofe, terminando com sete trombetas anunciando o fim dos tempos. Após o Apocalipse, Deus renasce das cinzas para recriar o Reino, tendo apenas os maiores elementos do passado com eles. Quando você olha para Hip-Hop, eu quero fazer isso: para cuspir fogo e tomar o nosso melhor das cinzas para construir o nosso reino, para reconhecer todos os estilos regionais, letras conscientes, as faixas, subterrâneos, mainstream, a maneira como tratamos uns aos outros. Perder o lixo e reconstruir a nossa cena. Eu sempre tentei inserir consciência e espiritualidade em meus registros, interpretando os textos de todas as culturas e religiões e como se aplicam à vida nos tempos modernos.
O Sétimo Selo foi lançado em 17 de novembro de 2009, depois de vários atrasos no próprio Ra Records Rakim, TVM, e SMC Recordings e distribuído através de Fontana e Universal Music Group .  Considerado um álbum de retorno depois de um hiato de dez anos entre os lançamentos, O álbum conta com os dois singles: "Holy Are You", que foi lançado em 14 de julho de 2009, e "Walk These Streets", que foi lançado em 7 de outubro de 2009. Possui produção de vários artistas de hip hop de renome, incluindo Nottz , J. Wells , Needlz , Jake One , e Nick Wiz o álbum vendeu 12.000 cópias nos Estados Unidos em 22 de novembro de 2009, segundo a SoundScan .  Após a sua libertação, O Sétimo Selo recebeu críticas mistas ou média da maioria críticos de música, que detém uma pontuação agregada de 59/100 no Metacritic .
Em 2011, Rakim Paid in Full realizada em sua totalidade no Blue Note Jazz Club , em Nova York, em homenagem ao 25 º aniversário do álbum.  Ele foi apoiado pelo The Roots .
Em 2012, Rakim anunciou que ele e Eric B. vai lançar uma edição de 25 º aniversário de seu álbum de 1987 Paid in Full, que conterá novas faixas gravadas por Eric B. & Rakim, até o final de 2012; Rakim anunciou que iria lançar um novo álbum solo até o final de 2012.  Ele se apresentou na reunião anual Raízes Picnic 'na Filadélfia, em junho.  Em entrevista ao The Detroit Free Press , ele anunciou que ele estava no estúdio com Pharrell Williams trabalhando em um novo álbum previsto para ser lançado em 2013, dizendo que o primeiro single será lançado antes do final do ano.

Artistry 

Batendo técnica
Rakim está rimando desviou dos padrões de rima simples do início de 1980 hip hop. Seu estilo livre ritmo ignorado barra linhas e tinha ganhado comparações com Thelonious Monk .  The New York Times, Ben Ratliff escreveu que o Rakim "rap unblustery desenvolveram a forma além dos ritmos de pés chatos de rimas recreio". Enquanto muitos rappers desenvolveu sua técnica através da improvisação, Rakim foi um dos primeiros a demonstrar as vantagens de um estilo writerly, como por exemplo o uso pioneiro de rima interna . Ao contrário dos rappers anteriores, como LL Cool J , KRS-One , e Run-DMC , que entregou seus vocais com alta energia, Rakim empregou uma entrega descontraída, estóico. De acordo com a MTV , "Nós tínhamos sido usado para MCs como Run e DMC, Chuck D e KRS-One saltando no microfone gritando com energia e irreverência, mas Rakim levou uma abordagem metódica à sua fiending microfone Ele tinha um fluxo lento, e cada linha foi contundente, hipnótico. ".  entrega relaxado do Rakim resultou de seus jazz influências, ele tinha jogado o saxofone e foi um John Coltrane fã.
O assunto do Rakim coberto frequentemente suas próprias habilidades rap e superioridade lírico sobre outros rappers. Allmusic editor Steve Huey comenta que "a maioria de suas letras dizem respeito a suas próprias habilidades e seu islâmico fé ". Ele também observa Rakim por suas "rimas internas complexas, imagens de alfabetizado, o fluxo de veludo suave e imprevisíveis, ritmos off-the-beat".  Pitchfork mídia escritor Jess Harvell descreveu seu rap como "autoritário, polido,  possuindo um imperturbável senso de ritmo ".

Estilo musical 

Paid in Full, que contém batidas corajoso, pesado e escuro, marcou o início de heavy amostragem nos registros de hip hop.  Do álbum de dez faixas, três são instrumentais . Como um disc jockey , Eric B. tinha restabelecido a arte da plataforma giratória de mistura ao vivo. Sua alma cheia de amostragem tornou-se influente na produção futura de hip hop. O crítico musical Robert Christgau observou que Eric B. tinha incorporado "toques de buzina ou apito no fundo do mix "de sua percussão amostrados e arranhões.

Legado e influência 

Paid in Full foi lançado durante o período de hip hop que se tornou conhecida como a idade hip ouro hop era. Alex Ogg considerou da dupla magnum opus em seu livro The Men Behind Def Jam. O rap de Rakim definir um plano para futuras rappers e ajudou seguro East Coast hip hop reputação 's para a técnica lírica inovadora. William Jelani Cobb afirmou em seu livro Para o amanhecer que seu rap tinha "saiu" da era anterior de idade hip hop escola e que, enquanto o vocabulário ea destreza lírica de rappers mais recentes tinham melhorado, era "nem perto do que Rakim introduzido ao gênero". The New York Times 'Dimitri Ehrlich, que descreveu o álbum como "uma artística e critério de referência comercial ", creditado Rakim para ajudar a" dar à luz a um gênero musical ", levando" uma revolução musical silencioso, introduzindo um estilo de rap fala mansa ". Do Allmusic Steve Huey declarou pago em um total de álbuns mais influentes do hip hop e "escuta essencial" para os interessados ​​em "fundamentos musicais básicos" do gênero. MTV classificou-o no número um no "The Greatest Hip-Hop Álbuns de Todos os Tempos", afirmando que elevou os padrões de hip hop ", tanto sonoramente e poeticamente ", e descreveu-o como" cativante, profunda, inovadora e influente instantaneamente ". O álbum é dividido faixa-a-faixa, Rakim no livro de Brian Coleman Verifique a técnica .
A revista Rolling Stone listou no número 227 em " As 500 Maiores Álbuns de Todos os Tempos ", chamando-o de" Ice-grelhado, descontraído, diamante afiada: Rakim é um dos favoritos na corrida para Melhor Rapper Ever, e este álbum é uma grande razão pela qual ".  Da mesma forma, Blender revista incluiu o álbum em seus "500 CDs Você deve possuir antes de morrer".  Tempo revista é listado como um dos dezoito álbuns da década de 1980 em sua " All-Time 100 "álbuns; editor Alan Light reconheceu o registro para mudar o" som, fluxo e potencial "do hip hop e que se Rakim é" o maior MC de todos os tempos, como muitos afirmam, este álbum é a prova " .
Jess Harvell do Pitchfork mídia elogiou Rakim para um "display infinito de pura habilidade" e descreveu o álbum como "descontraído e funky", mas acredita que ele continha "demasiada carga para obter um passe livre 'clássico'". Pitchfork Mídia colocado pago integralmente no número cinquenta e dois em suas "Top 100 Albums da década de 1980";. editor Sam Chennault escreveu que Rakim inspirou uma geração de MCs e "definiu o que pretende ser um hip-hop letrista" A rappers que usaram o único estilo de rap empregado por Rakim e atribuí-la como fonte de inspiração incluem GZA , Ghostface Killah e Raekwon (do Wu-Tang Clan ), Nas , Kool G. Rap , Jay-Z , The Notorious BIG , Eminem , e muitos mais.  Em 11 de julho de 1995, a Recording Industry Association of America (RIAA) certificou o álbum de platina .  Em dezembro de 1997, já vendeu mais de um milhão de cópias.

Discografia 

Eric B. & Rakim
1987 Paid in Full
1988 Siga o líder
1990 Deixe o Rhythm Hit 'Em
1992 Não se preocupe com a técnica
Álbuns solo
1997 A 18 ª Carta
1999 O Mestre
2008 O Arquivo: Live, Lost & Found
2009 O Sétimo Selo
2013 TBA

Fonte: Wikipedia

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.