Oprah Books Banner

São Paulo acolhe Festival Terra do Rap


São Paulo será palco de uma edição do Festival Terra do Rap, que reúne rappers que cantam em português em Brasil, África e Portugal, no próximo dia 10 de junho, no Teatro Unibes Cultural..

Experimenta Portugal ‘18 recebe Festival Terra do Rap

Após quatro edições no Rio de Janeiro e uma em Lisboa, o Festival que une os países de língua portuguesa pela cultura Hip-Hop chega a São Paulo.




Vinícius Terra, do festival Terra do Rap



São Paulo recebe pela primeira vez o  Terra do Rap - Festival de Rap da Língua Portuguesa, iniciativa que promove intercâmbio de figuras do hip-hop de países lusófonos desde 2013. A edição paulistana é parte da programação do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, e acontece no dia 10 de junho, a partir das 17h, na Unibes Cultural. A entrada é gratuita.


O formato pocket contará com atividades que são um desdobramento do Festival – em sua história acumula quatro edições realizadas no Brasil e uma em Portugal – , onde artistas dos dois lados do Atlântico são convidados para uma troca de ideias e um show que mais parece uma “live-mixtape” (todos participando juntos).  

O encontro está marcado para uma data muito especial, pois 10 de junho é celebrado o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.  A poesia, a cultura lusófona e a língua viva estarão à prova nos versos desses trovadores do século XXI. Vinicius Terra, rapper e criador do festival, será o mestre de cerimônias, dividindo o microfone com o ícone do Hip-Hop brasileiro Dexter 8º Anjo e os portugueses Keso (da cidade d’O Porto) e NBC (de Lisboa). Com entrada franca, o show acontecerá às 17h, e após isso, os artistas se reúnem para um bate-papo, com o público presente, sobre o rap lusófono.

SOBRE OS ARTISTAS

VINICIUS TERRA – Nascido e criado entre os limites da pobreza em Pavuna e em São João de Meriti (territórios periféricos pertencentes ao Rio de Janeiro), Terra transformou a dura realidade, vivida durante a infância e a juventude, em experiência para lidar com as questões sociais. É rapper, articulador cultural e professor de Português/Literatura. Considerado uma figura singular e pioneira na cultura hip-hop por unir em seu discurso literatura, valorização das raízes brasileiras e promover intensamente a construção dos laços entre os países que falam português. Em 2018, lançará a sua obra mais madura e profunda acerca do hip-hop feito em português: “Pra Lusofonia... Nasce Um Novo Dia”, disco onde toda a história da língua portuguesa sob a ótica do rap – desde o trovadorismo do século XII até o hip-hop lusófono do século XXI e as conexões entre Portugal, África e Brasil.


DEXTER OITAVO ANJO – Conhecido pelos fãs como 8° Anjo, Dexter é referência no hip hop nacional desde os anos 1990, quando fundou o grupo 509-E. O apelido foi inspirado no filho de Martin Luther King Jr, Dexter Scott King, e significa: destro, direito, correto, sagaz, e ligeiro. Segundo Dexter, qualidades indispensáveis para sobreviver na periferia. O rapper tem 27 anos de carreira; suas primeiras composições foram inspiradas pelos grupos Public Enemy, NWA e Kool Moe Dee. Para ele, a música é uma ferramenta de disseminação de cultura, conhecimento e valores, e é graças a ela que, há 6 anos em liberdade, tem visto sua vida mudar. Já lançou três DVDs em uma série chamada “Dexter & Convidados” que contou com as participações como: Ed Motta, Seu Jorge, Guilherme Arantes, Péricles, Mano Brown, DJ Kl Jay, Edi Rock, Paula Lima, Katinguelê, Thaíde, entre outros.  


NBC
NBC – "Toda a Gente Pode Ser Tudo" é o disco mais recente do artista português NBC. Com uma poderosíssima voz de homem do soul e do blues e com a rebeldia de um ventre que respira hip-hop e r&b, NBC (sigla de Natural Black Color) tem em suas canções um lirismo penetrante, transformado, muitas vezes, em melodias ou canções de embalar. Timóteo Tiny, o seu nome verdadeiro, foi um dos fundadores do movimento hip-hop português nos anos 1990. Nasceu em São Tomé e Príncipe, mas veio com a família aos 5 anos para Portugal. Hoje em dia, é um dos nomes incontornáveis da música lusitana e um dos artistas mais surpreendes em palco, onde caminha com a maestria e maturidade de um artista completo.

Videoclipe “Dois https://youtu.be/JWd0taLHYxE
Videoclipe “Espelho” https://youtu.be/kQgUiq-ZFLs

Keso
KESO – Keso, nome artístico, ou Marco Ferreira é um músico e DJ da Cidade do Porto que conta já com três discos de originais no seu repertório (“Raios Te Partam”/2003, “O Revólver entre as Flores” /2011 e “KSX2016”/2016 e mais de uma centena de espetáculos em todo o país, nos mais diversos âmbitos. Licenciado em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, Keso desenvolve trabalho em várias áreas da música sendo notório o seu percurso profissional e acadêmico. Nos últimos dez anos, desenvolveu projetos no Porto, em Lisboa e em Londres, quer no campo do cinema como da música e conta com habitual residência em várias casas de espetáculos do país. Apesar de ter iniciado sua carreira há 15 anos é considerado um dos maiores nomes de Portugal no gênero hip-hop.

Videoclipe “Bruce Grove” https://www.youtube.com/watch?v=75nSwlWT8ME

Sobre o Experimenta Portugal ’18
Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferecerá um extenso calendário de eventos durante os meses de maio, junho e julho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão e colaboração que São Paulo/Brasil e Portugal estão hoje a viver.

SERVIÇO
DOMINGO, 10 DE JUNHO DE 2018

PROGRAMAÇÃO
- 17H: SHOW
"#VERSOS {QUE ATRAVESSAM O ATLÂNTICO}"
DURAÇÃO: 90 MINUTOS
VINICIUS TERRA CONVIDA DEXTER OITAVO ANJO (SÃO PAULO/BRASIL), NBC (LISBOA/PORTUGAL) E KESO (O PORTO/PORTUGAL)

- 19H: Bate-papo
Logo após o show acontece o debate "TROVADORES DO SÉCULO XXI - CONEXÃO BRASIL-PORTUGAL POR INTERMÉDIO DO RAP LUSÓFONO"
Entrada gratuita

LINKS OFICIAIS TERRA DO RAP:

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.