Oprah Books Banner

Rappers angolanos indignados com a morte do Sílvio Dala

Fotomontagem feita no PicsArt, imagens capturadas nas redes sociais 


Os rappers angolanos indignados com a morte do Sílvio Dala, alguns deram a cara e voz publicamente sem medo


Nos últimos dias as redes sociais estão em chama pelos internautas, principalmente, angolanos pela morte do cidadão angolano Sílvio Dala. Tudo aconteceu na  passada terça-feira, conduzia sem uso da máscara facial, foi levado  na esquadra policial para pagar a multa.*  


Foi levado na esquadra em vida e voltou morto em circunstancias estranhas, o corpo foi encontrado na morgue do Hospital Josina Machel  pelos colegas do malogrado cheio de sangue.  


Vozes clamam pela justiça, mas nos últimos anos tem sido recorrente mortes de vários angolanos pela brutalidade policial, mas desta vez a coisa está mais seria, as redes sociais ardem de pela justiça.


Segundo o porta do Ministério do Interior, Waldemar José, anunciou publicamente nos orgãos de comunicação social que a autopsia do médico Sílvio Dala descarta agressão física e apurou-se que sofria de hipertensão arterial. Depois de algumas horas a morte Sílvio Dala tornou-se viral por internautas angolanos espalhados pelo mundo.


Os rappers indignados com a morte injusta, prematura e desnecessária, alguns deram a voz publicamente sem medo  usando as redes sociais,  entre vários,  mas destacaram-se são: Ikonoklasta (Luaty Beirão), Xtygmaxx (Isidro Fortunato), MCK, Fly Squad, Kid MC e Flagelo Urbano. 

 

Algumas citações

"Conhecemos bem a malvadez da polícia, a perversidade com que abusam da farda que envergam e poucos duvidam que, ainda que o médico tivesse tropeçado e batido com o crânio, essa queda tenha sido provocada por empurrões dos agentes. Se a autópsia foi feita pela própria polícia então ela vale zero!"

Ikonoklasta (Luaty Beirão)


Esta morte põe em evidência o problema gravíssimo que afecta as forças policiais: em vez de serem forças sempre ao serviço dos cidadãos e do cumprimento da lei, têm entre os seus agentes pessoal com fraquíssima formação e, tragicamente, alguns verdadeiros criminosos."

MCK

 

"A forma arrogante como a polícia nacional tem tratado os cidadãos é uma prova irrefutável de que esta instituição também contribui para o aumento dos índices de insegurança no país.

O polícial tem de ser visto como um elemento de proteção e não como um fator de perigo para o cidadão".

 KID MC

 

Um pouco de cada um de NÓS foi a enterrar ontem com o Dr Sílvio, e isso não é populismo, a circunstância em que ocorreu a morte do Dr Sílvio, mostra que poderia ser qualquer um entre NÓS, porque foi a polícia a agir, logo se naturaliza a agressão e se banaliza a vida como bem maior consagrado na constituição, pouco se fará, pois os interesses nos meandros do poder são muitos, então eles tentam proteger instituições falidas através da impunidade, porque não são os agentes da Policia que estão corrompidos, que abusam do poder, mas toda uma instituição que esta em falência moral, pois cada polícia é reflexo fiel da decadência da Polícia enquanto instituição do Estado."

 Isidro Fortunato A.K.A. Xtygma  


Fotomontagem feita no PicsArt, imagens capturadas nas redes sociais 


Algumas perguntas precisam de respostas:

1. Porquê que antes era obrigatório usar máscara dentro das viaturas particulares e agora já não é, se tivermos em conta que os casos continuam a aumentar de forma acelerada?

2. O Dr. Franco Mufinda disse que o uso da máscara nas viaturas particulares tinha embasamento científico. Agora já não tem? Já não existem os riscos que estiveram na base da sua obrigatoriedade? O que mudou para já não ser obrigatório?

3. Agora já não é obrigatório o uso de máscaras nas viaturas particulares. E as pessoas que foram mortas pelos agentes da ordem, pelo facto de não usarem máscaras, algumas na rua e outras na viatura, como é o caso do Dr. SÍLVIO DALA? O que vocês acham que neste momento estão a sentir os seus familiares?

A obrigatoriedade do uso de máscara nas viaturas particulares era um capricho vosso. Era mera vaidade. Infelizmente saiu caro, e deixou famílias destruídas para sempre. É triste!

Que vos sirva de lição.  Mas infelizmente, alguns não aprendem.

Flagelo Urbano

 

“Se cada vez que a PN* cometesse um excesso, alguém com poder fosse politicamente responsabilizado, os abusos ja teriam acabado. Um medico morrer de modo estranho por falta de máscara deveria levar alguém a apresentar a sua demissão ou a ser demitido no noticiário seguinte.  Quantos cidadãos honestos e inocentes já morreram às mãos da PN?” 

Fly Squad partilhou citação do Ismael Mateus

 

   

 

*Antes da morte do Sílvio Dala era proibido conduzir sem uso de máscara facial por causa da pandemia Covid-19.

*PN (sigla PNA) Polícia nacional de Angola.


Por Simão Costa

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.